Paciente com Covid-19 é levado na carroceria de carro para hospital em Chapecó

Oxigênio foi usado no transporte para auxiliar homem de 41 anos na respiração. Após esperar duas horas, família resolveu levá-lo por conta própria do posto de saúde ao hospital regional.

Um vídeo gravado na noite de segunda-feira (22) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, mostra um homem com Covid-19 sendo transportado na carroceria de um carro ao lado de um cilindro de oxigênio e da esposa. Segundo os familiares, o destino final da viagem era o Hospital Regional do Oeste (HRO).

O paciente que aparece nas imagens é Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos. Com o resultado positivo para a doença há cerca de uma semana, ele foi até um posto de saúde durante a tarde após uma piora no quadro e com dificuldade para respirar. No local, o médico que o atendeu solicitou transporte para que fosse encaminhado à unidade hospitalar.

A família conta que esperou cerca de duas horas pelo transporte solicitado e voltou para a casa. No entanto, como a ambulância não veio, parentes decidiram ligar para uma irmã do homem que o transportou até o hospital. Segundo Lúcia Vieira, esposa de Altair, o cilindro visto no vídeo também foi comprado pela própria família.

"Ele estava bem fraquinho, com a respiração ruim, não conseguia dirigir. O batimento cardíaco dele estava muito baixo", contou a esposa do paciente.

Amanda Tomasi, de 23 anos, foi quem registrou as imagens. Ela contou que estava voltando da faculdade com a irmã quando viu a cena em um cruzamento a caminho de casa. Ao se deparar com a situação, a estudante disse ter ficado em estado de choque.

"Uma cena muito triste, um homem e uma mulher na caçamba de uma caminhonete, ele com cilindro de oxigênio. Na hora fiquei em estado de choque e fiz a filmagem para mostrar que realmente a cidade está um caos. As pessoas precisam se conscientizar. Eu sabia que a situação era grave, mas não imaginava que estava nesse ponto. Filmei para mostrar que o vírus está aí. Ele é silencioso e mortal", disse Amanda.

Depois de gravar o vídeo, ela resolveu publicar o registro em suas redes sociais. "Muita gente falou que era mentira, mas a própria filha nos comentários falou que se tratava do pai dela. Estamos fazendo orações para este homem, tudo vai dar certo", concluiu.

A família preferiu não passar detalhes sobre a situação do paciente, mas informou que ele estava em observação no hospital. Procurada pelo G1 SC, a prefeitura da cidade disse que estava averiguando o caso e não deu retorno até a publicação desta reportagem.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que não pode passar detalhes sobre o estado de saúde do paciente e não deu mais detalhes sobre o ocorrido.

Covid-19 em números

Chapecó tem 22.046 casos de coronavírus, com 205 pessoas que morreram pela doença. Há um mês, eram 135 mortes na cidade. Em todo estado, são 648.017 casos confirmados, incluindo 7.044 mortes.

Na maior cidade do Oeste, há restrição de circulação de pessoas nas ruas das 22h às 5h, parques e praças estão fechados e serviços não essenciais estão suspensos até 23h59 de domingo (28). Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), Chapecó vive "o pior momento da pandemia". Na semana passada ele já havia dito que a cidade está em estágio de "colapso" na saúde.

Por Carolina Fernandes e Caroline Borges, G1 SC

24/02/2021 05h50  Atualizado há uma hora

Categoria:

Deixe seu Comentário